CHEGUE NA PAZ

9 de dez. de 2011

Rir faz bem

Pesquisas revelam que dar boas gargalhadas melhora o sistema imunológico, além dos relacionamentos, é claro. Veja os efeitos físicos do riso.

Cientistas provam que dar risada diminui a dor, melhora o sono e protege o coração. Agora não faltam mais motivos para sorrir.

Diversos estudos estão trazendo luz ao tema e provando que meia dúzia de gargalhadas surte mais efeito do que uma cartela inteira de remédios.

Quando rimos, nosso organismo passa por uma série de alterações biológicas. A hipófise (glândula que produz diversos hormônios) libera opiáceos, hormônios que agem contra a dor e aumentam a produção de células de imunidade. Essa ação faz com que o nível de cortisol, o hormônio do estresse, seja drasticamente reduzido.Constata-se uma concentração maior de endorfina (considerada um analgésico natural) nos indivíduos expostos a vídeos engraçados do que no grupo que fica numa sala lendo revistas.

Uma criança ri, em média, 400 vezes por dia e um adulto 20 vezes. Se conseguirmos mantê-las contentes vida afora, serão adultos mais risonhos.

Quer saber mais?

Conheça o Clube da gargalhada:

www.doutorrisadinha.com.br

"O riso é uma maneira de compartilhar a felicidade com quem você ama."

Dar uma boa gargalhada traz uma série de benefícios para o seu corpo. Descubra tudo o que acontece durante e depois de uma risada.

"Uma pessoa feliz e mais otimista, tem mais facilidade de acreditar na vida e nas coisas boas que ela pode nos dar."

O que se sabe é que o estresse mental desgasta os vasos sanguíneos, enquanto a endorfina liberada pelo riso os protege. Uma boa gargalhada faz o ar sair dos pulmões com velocidade e o corpo todo é oxigenado, inclusive o cérebro.

A tensão muscular diminui depois de uma risada, assim como a pressão arterial, causando relaxamento. O riso possui efeito anti-inflamatório em juntas e ossos, reduzindo inflamações e dores advindas de artrose e artrite, por exemplo.

O sorriso mostra que estamos dispostos a nos ligar sentimentalmente a outras pessoas.

É sério! Portanto, ria...
Ria... e ria!