CHEGUE NA PAZ

31 de mai. de 2016


Decálogo Uaná Etê Jardim, para 
um lindo casamento no campo:



1. Se puder, case sobre um monte, em um gramado repleto de horizontes. Os montes são locais sagrados, um esforço da terra para alcançar o céu, e você e seu amor se unirão sobre este gesto monumental.

2. Ou case perto de uma cachoeira, nem que seja muito pequena, na proximidade de muitas pedras, que simbolizam a força invencível e eterna do amor.

3. Ou com sorte, embaixo de árvores centenárias, que contemplam nossa humanidade; benévolas, abençoam as atitudes amorosas que passam pelos corações dos homens.

4. Preencha o ar com música de verdade, tocada por mãos humanas: cordas e sopros são irmãos do vento, da harmonia, das nuvens, da linguagem divina. Se puder, procure uma harpa. Harpas ligam os homens aos anjos, o céu à terra; o que é, ao melhor do que há de vir. 

5. Convide amigos que sabem que o único grande presente que se pode dar, a roupa mais sensacional que se pode vestir, a companhia de maior sucesso que se pode levar para uma festa, é todo vestígio de felicidade que se carrega na alma, toda a fé presente nos olhos, e todos os bons desejos do coração. Uma festa temperada com estes ingredientes reverberará por cem anos e mudará os destinos do mundo. 

6. Escolha flores e ervas frescas, vivas, com perfume suave para levar nas mãos: murtas, lírios, rosas, alecrim, alfazema do campo...assim você terá duas dimensões para anunciar seu caminho: uma colorida, outra perfumada. 

7. Ofereça sem medo este dia tão esperado ao tempo: às gotas de chuva que frutificam e lavam, ou ao sol que aquece a pele e extrai o suor, ou às nuvens que matizam o céu de cinza e branco. Não importa. O que importa é que vocês estão vivos, se amam, e cada instante deste dia é de vocês. Como dois pássaros invencíveis. Não se preocupe com o tempo. Hoje é o seu tempo.

8. Agradeça a seus pais, tenha paciência com seus avós, sente um pouquinho ao lado das cabeças brancas da sua família; elas aprenderam a tingir o mundo de paz, a andar mais devagar, a abandonar o supérfluo, e serão dos mais felizes com o ar puro, a companhia, o reencontro afetivo, o jardim, as folhas, o sol, as estrelas, a imensidão do horizonte. Um dia ao ar livre fará especialmente bem a eles. 

9. Vista-se e alimente-se de natureza! Ofereça vida pulsante...No campo sabores se misturam, o simples é nobre, menos é mais, o bicho da seda se alimenta de folhas de amora, as lagartas viram borboletas, as ceras das abelhas são velas que iluminam, a paina faz travesseiros, frutas, flores, palha...Sim, vista o mais lindo dos vestidos: vida! 

10. Ame e tudo dará certo. Cheire, respire, dance, cante, pule, ande. Aproveite. Use seu corpo e sua alma. Os marcos da vida são misteriosamente simples. A união de duas pessoas é um deles. Afinal de contas, o primeiro casamento reunindo masculino e feminino aconteceu em um jardim; assim como o seu será! 

Bem vindos a Uaná Etê!