CHEGUE NA PAZ

24 de jul. de 2015


Como conseguir conviver com pessoas com características energéticas “tóxicas“?

1) NÃO TENTE MUDAR A PESSOA.

Isso é um pouco decepcionante, pois, na prática, é difícil não querer tentar mudá-la. Ainda mais se convivemos muito com ela e gostamos da pessoa. Ocorre que é preciso levar em conta que ninguém muda pelo outro. Só mudamos porque realmente queremos mudar e, mesmo assim, é um processo difícil e demorado. Só nos resta aceitar o outro como ele se apresenta, até que se conscientize das sua emoções tóxicas, e perceba que lhe fazem mal e aos outros também.

2) AJUSTE AS SUAS EXPECTATIVAS SOBRE A RELAÇÃO.

Não espere valorização ou algum tipo de reconhecimento por algo que você fez para a pessoa portadora de emoções tóxicas. São pessoas difíceis e exigentes porque são inseguras, egocêntricas, e com baixa autoestima, apesar de, muitas vezes, apresentarem uma fachada que mostra exatamente o contrário. Geralmente, procuram saber tudo que acontece para ter assunto e mostrar-se atualizada, se interessam sobre a vida alheia, mas não conseguem enxergar a si mesmas, e detestam ficar sozinhas. Costumam falar, caso você aponte algum comportamento incorreto: “Eu não tenho problemas, estou sempre bem” ou “É você que está com problema, não eu”. Como essas pessoas têm dificuldade de enxergar o semelhante, não conseguem reconhecer a importância do afeto e o valor dos outros. Mas tudo isso acontece porque não reconhecem o seu próprio valor.

3) CUIDE DE SUA AUTO-ESTIMA.

Essas pessoas sempre tentarão abalar sua autoconfiança e autoestima. Percebem e potencializam os seus pontos fracos e atribuem a você culpas e frustrações indevidas. Portanto, se tem que conviver com alguém assim, cuide de sua auto-estima para conquistar uma imunidade emocional cada vez mais forte e, consequentemente, conseguir se desviar de qualquer “ataque tóxico” das emissões de, energia negativa, advinda de cobranças ou grosserias por parte dessa pessoa. É possível se proteger da “toxicidade” dessas pessoas,e não deixar sua vida ser contaminada por elas. Não se desgaste emocionalmente se afligindo, por ver que ela não enxerga os próprios erros e tentando mudar a pessoa. Aproveite para poupar essa energia para si mesmo. Invista no seu equilíbrio, e na construção de uma auto-estima à prova de balas e, consequentemente, viva com menos estresse e mais felicidade ao lado de qualquer pessoa seja ela saudável ou “tóxica”.

(Bernardo Stamateas)