CHEGUE NA PAZ

26 de jun. de 2014


NÃO JULGUES!

Procura não deturpar os sentimentos alheios. Podes ver os atos, mas não aquilatá-los do teu sentimento, da causa que os impulsionou. Sabes, caro irmão, que a evolução se processa de baixo para cima, de dentro para fora. O ato é expressão grosseira, deturpada do sentimento que, em essência, é todo ele puro e nobre.

Deus age por trás de tudo. O homem comum, não tendo ainda meios de externar Deus em Sua grandiosidade durante a vida cotidiana, fá-lo como pode, como sabe. Só por meio de múltiplas encarnações, ele toma conhecimento de sua origem divina e então a expressa no seu verdadeiro sentido. Até alcançar esse estado, vai o homem tropeçando em tudo e em todos, caindo e derrubando os que passam pelo seu caminho, porque, mergulhado na matéria, vai se apossando do lenho com que irá construir a sua cruz, para depois nela se crucificar. Daí surgirá, após muitas idas e vindas, a sua ressurreição.

Todos passam pela mesma escala ascensional, palmilham a mesma estrada e lutam com as mesmas feras. Não sabes, entretanto, em que degrau da evolução se encontra aquele que julgas, nem sabes em que terreno tu pisas. É melhor não fazeres julgamento precipitado para não maculares a tua mente com a nódoa de um pensamento negativo emitido contra o teu próximo.


Lembra-te de que “com a medida com que medirdes, serás medido”. Deixa que as criaturas vivam a sua própria vida. E, quando algo te prejudicar ou parecer que, premeditadamente, te querem prejudicar, lembra-te de que a vida terrena é transitória e efêmera. Os males só poderão atingir-te nos teus veículos inferiores, não alcançando o teu verdadeiro ser, se souberes olhar compreensivamente e sentires compassivamente que tudo o que fazem as criaturas é a expressão exata da sua verdadeira essência.


Respeita o espírito divino que habita em cada ser humano, em cada átomo, em cada semente, em cada estrela. Respeita também a divindade que está em tudo e procura olhar para a frente e para o alto, vendo somente a manifestação do eterno em suas várias formas. Assim, não serás perseguido pela dúvida, pela desconfiança, pelo pessimismo, pela revolta, causados pelo mau julgamento que fizeres do teu semelhante.


Procura estar sempre vigilante. Não permita que se albergue em tua mente nada que a manche nada que a deprima... Nada que a envenene e mate.


Ergue bem alto a bandeira branca da paz e do amor! Põe bem seguro o altar do teu Cristo interno, e as labaredas das paixões inferiores não te atingirão, porque possuis o extintor de todo o mal: o amor! Amor que não julga, não condena, não duvida, porque sabe que tudo é Deus em ação!
 

(Cenyra Pinto 
do livro: “Levanta-te e Anda...)