CHEGUE NA PAZ

28 de mai. de 2014


Os controladores são pessoas que, quando descobrem que controlam tudo e precisam mudar, adotam a seguinte proposta “tenho que parar de controlar.”

Preste atenção na expressão TENHO QUE.


Quando alguém diz “tenho que parar de controlar” já está controlando. Os controladores são pessoas “tenho que”. “Tenho que ligar para alguém para dar os parabéns”, “tenho que ir ao mercado fazer compra”, “tenho que tomar sol”.


Isso porque na vida dos controladores, com o passar do tempo, tudo se torna obrigação, peso, dever. Até o prazer pode se tornar pesado. Veja um exemplo “hoje tenho que fazer sexo”. Algo que deveria ser prazeroso, na vida dos controladores é um problema.

Controladores que desejam se tratar necessitam reeducar seu modo perfeccionista de lidar com a vida, com as pessoas e também consigo próprio. Quase sempre são muito idealistas, esperam demais de si e dos outros. Como não conseguem domínio interior, tentar controlar tudo por fora.
O segredo é começar a trocar o “tenho que” pelo “quero”. “Hoje eu quero fazer sexo”, “hoje eu quero ligar para meu irmão e dar os parabéns”.

A vida é leve. Os problemas ficam maiores quando tentamos controla-los. Certas coisas são para acontecer, mas tem gente que parece que passa a vida tentando usar sua energia para evitar que aconteça. Controladores sofrem muito até aprenderem que existe outra forma de viver e que é possível a segurança e ótimos resultados por outros caminhos.