CHEGUE NA PAZ

31 de jul. de 2012

Autoconhecimento

Devemos ser generosos, amistosos a condescendentes com o próximo, mas severos a duros com nós mesmos. Só com esse comportamento é que poderemos ter sucesso. Nunca se deve julgar ou criticar os outros sem antes olhar para si mesmo. Não se deve conceder a ninguém o acesso ao próprio reino; não se deve falar sobre a sua caminhada, sua escalada e seu sucesso. O maior poder reside no silêncio, a quanto mais esse mandamento for obedecido, tanto mais acessíveis a facilitados serão os caminhos a essas forças.

Não é aconselhável permanecer horas na companhia de pessoas que não têm nada a dizer. O tempo escorre feito água e não volta nunca.

Em nossa casa, assim como em nosso corpo e a nossa alma, precisamos sempre saber o que fazer a como fazê-lo. Por isso nossa primeira tarefa é nos conhecermos a nós mesmos. Sem o autoconhecimento não existe uma escalada verdadeira.

Não seja condescendente consigo próprio, não tente embelezar nenhum de seus defeitos a deficiências. Medite a reflita sobre si mesmo, desloque-se a diversas situações do passado para lembrar como você se comportou aqui ou ali, quais os defeitos a deficiências que surgiram nessa ou naquela situação.

Lave a sua alma até que se purifique, dê uma boa varrida em todo o seu lixo. Essa autoanálise é um dos trabalhos mágicos prévios mais importantes. O desenvolvimento do invólucro exterior, isto é, do corpo, também deve andar de mãos dadas com o desenvolvimento do espírito a da alma. Nenhuma parte de nosso eu deve deixar a desejar, ou ser negligenciada.