CHEGUE NA PAZ

30 de abr. de 2012

Hermetismo cristão - Buscando vencer-se

Só com muito custo homens com forte apelo espiritual, ainda carnais e propensos à sensualidade, poderão desprender-se dos desejos terrenos. É, entretanto, um bom combate que precisa ser enfrentado. O que é desejado precisa ser vencido se estiver em desacordo com o que nossa consciência diz que precisamos ser. É fato o peso na consciência quando as paixões carnais são obedecidas e estão em desacordo com o que a consciência estabeleceu como verdade. Perde-se a paz. E a paz é o que verdadeiramente buscamos por toda a vida. Vale a pena lutar por ela. Ganhar batalhas sucessivas contra si mesmo para, enfim, ganhar a paz, o fervor espiritual e a graça de Deus.

Como dissemos no começo deste artigo, não é fácil. É uma luta, entretanto, que não pode deixar de ser travada e vencida. É doloroso, para o homem com forte apelo espiritual, sofrer freqüentemente de tristeza quando resolve contrariar momentaneamente seus desejos carnais e sofrer profundas dores de consciência quando os atende. Viver, ora atendendo um lado ora outro, só vai trazer muito sofrimento. A consciência vai sempre gritar nos subterrâneos do ser. Seus gritos não podem ser abafados. Ela sabe o que serve à alma, traz a bandeira da paz pessoal e uma vida plena e feliz. É preciso trazê-la de forma plena para o cotidiano do viver. Para fazer isso é preciso travar o bom combate.

Diz Tradição Hermética “que poder e abster-se, é poder dobrado”. Cada vitória que conquistamos sobre nós mesmos, por menor que seja, aumenta nossa força e nos habilita a travar batalhas maiores. Cada vitória conquistada nos aproxima da vida que sabemos ser a correta a ser vivida. Por fim, perfeitamente mortificados, desaparecem nossas inquietudes e saberemos que não seremos mais facilmente tentados e vencidos.
(Samine)