CHEGUE NA PAZ

11 de mar. de 2012

Teu fígado

Olá! Sou teu fígado!

Permite que eu me apresente!

Como podes gostar e cuidar de mim, se não me conheces?

Sou o maior órgão do teu corpo e estou localizado no lado superior direito
do abdômen, protegido pelas costelas (gradio costal).
Sou responsável por aproximadamente 5.000 (cinco mil) funções vitais,
produzindo a grande maioria das substâncias essenciais para manter
funcionando o resto do teu organismo.


Sou um grande laboratório! Produzo a bile que é levada ao intestino delgado
para se juntar ao processo de digestão. Eu mantenho as reservas de ferro
que tu necessitas, bem como as vitaminas e outros minerais.
Também produzo hormônios, proteínas e enzimas que mantêm teu corpo
funcionando normalmente.


Tenho participação na produção de substâncias que ajudam o sangue
a coagular e um papel importante na decomposição do colesterol e de medicamentos.
Sem mim não terias forças para levar tua vida adiante!


Eu armazeno todas as toxinas, venenos, álcool, substâncias químicas e drogas
que entram em teu corpo. Minha função é quebrar quimicamente estes venenos,
de modo que possam ser mais facilmente eliminadas pelos rins e pela pele.


Sou um depósito de toxinas. Elas permanecem em mim por bastante tempo
até serem processadas. Se a carga se torna excessiva, fico impedido de
trabalhar adequadamente e o processo digestivo se torna difícil.


Eu reservo energia, como uma bateria, armazenando açúcar (carboidratos e gorduras)
até que dele necessites. Sou eu quem alimenta o teu cérebro de energia
e o faz funcionar. Sem mim, entrarias em estado de coma!


Na verdade, nem poderias te levantar da cama se eu não estivesse trabalhando!

É importante que gostes de mim!
Mas não te peço muito...Basta que me trates bem!
Não me entupas de álcool - cerveja, uísque ou cachaça!

Se bebes com frequência, podes me lesionar para o resto das nossas vidas!
E eu me lesiono facilmente...
Estas lesões chamadas "cirrose“, são permanentes.

Toma cuidado com o hábito da auto-medicação!
Os medicamentos são importantes, mas ao tomares remédios sem necessidade,
podes me sobrecarregar e intoxicar. Todos os medicamentos são produtos químicos
e quando tu os combina sem a aprovação de um médico,
podes criar algo venenoso e prejudicar-me seriamente. E saibas, eu não me queixo.
Se me maltratas, não poderei avisar-te que estou em perigo!


Outra coisa importante - cuida da tua alimentação!
Não abuses dos alimentos gordurosos!

Eles podem me deixar coberto de gordura e se isso acontecer, desequilibrarei
vários sistemas do teu corpo! Alimenta-te com uma dieta balanceada.


Sou vulnerável aos diversos vírus da hepatite, os quais vivem no sangue, na saliva,
nas fezes e no sêmem humano. Quase sempre sou capaz de destruir esses vírus,
mas às vezes eles são mais fortes que eu e me infectam, causando-me muito dano.


Os vírus da hepatite C, são transmitidos pela transfusão de sangue e hemodiálise,
pelo uso de drogas intravenosas, material cortante ou perfurante de uso coletivo,
sem esterilização adequada: procedimentos médicos/odontológicos, tatuagens,
piercing, manicure, etc.


Já o vírus da hepatite A, é transmitido através da água e dos alimentos,
enquanto o da hepatite B, através dos contatos íntimos, da mãe infectada para
o recém nascido e pelo uso do sangue infectado.


ATENÇÃO!!
Então, observa a procedência do sangue que acaso precises receber, dos alimentos
e da água que ingeres e toma cuidado com a higiene ao toalete.
Usa preservativos com novos parceiros,
exige que os instrumentos que perfurem tua pele ou boca
sejam esterelizados.


Segundo a Tradicional Medicina Chinesa, sou um órgão regido pela
energia da madeira. Por isso, como uma planta, se me tiras um pedaço,
sou capaz de me regenerar e crescer novamente.


Sou eu quem controla teu sistema nervoso e exerço uma atividade importante
sobre teus pensamentos. Quando estou desequilibrado, não consegues te
concentrar e nem ter clareza mental. Também te enervas facilmente,
ficas instigado às brigas, predisposto à dores de cabeça, na nuca e região lombar.


Ainda segundo a milenar Medicina Chinesa, sou a morada das HUN,
seres espirituais que zelam por tua saúde.


E elas não gostam, absolutamente, da raiva e suas toxinas venenosas!

Quando te tornas irado, sou agredido pelas toxinas do estresse.
Se isso ocorre com frequência, as HUN me abandonam e fogem do teu corpo...


Então, torno-me endurecido e o teu humor cada vez pior.

Na antiguidade, Hipócrates classificou os principais temperamentos humanos de acordo com os humores predominantes. Ele denominou temperamento bilioso - que significa cheio de bílis e de raiva, irritável - aquele dominado por minha atuação negativa.

As toxinas da raiva são um veneno que não consigo metabolizar...
E elas podem me destruir, tornando-me um sério candidato ao câncer...
Além disso, quando envenenado pela raiva, afetarei o teu coração, que tornar-se-á impaciente e rancoroso, incapaz de sentir amor, alegria e respeito.
E isso, facilmente, pode destruir teus relacionamentos...

A única forma de convencer as HUN a voltarem ao teu corpo, é praticares atos de bondade para contigo mesmo e para com os outros. Quando transformares tuas atitudes raivosas em tolerância, conciliação e solicitude, elas ficarão ao teu lado, trazendo-te saúde e sorte!

Entendes agora que precisas buscar a Sabedoria do Viver, para poderes enfrentar os desafios do dia a dia, com inteligência, calma e serenidade?

Compreendes a importância de te apaziguares com todas as circunstâncias da tua vida e todos os seres à tua volta?

Como vês, tua vida, saúde e felicidade,
dependem de que cuides muito bem de mim e de ti!


Evita o estresse. Correr contra o relógio é hábito perigoso. Cultiva o bom humor.
Pra que levar a vida tão a sério? Procura sorrir e brincar.
Permita-te o lazer e o prazer.


Descontração e diversão são essenciais para manter-me desopilado!

Busca o teu bem-estar através do contato com a natureza, da prática
de exercícios físicos, do relaxamento e principalmente, da meditação,
que te conecta com a Fonte da Vida!


Obrigado por tua atenção.
Que as HUN te dêem uma saúde vibrante e muita sorte.

Teu silencioso companheiro,

O Fígado

livro: CHI NEI TSANG – A Mensagem dos órgãos internos - Mantak Chia