CHEGUE NA PAZ

8 de fev. de 2012

Seguir... é preciso!


"Tempos sombrios estes que nos coube viver.
Tempos onde a educação declina, e a cultura,
cambaleante, ameaça fracassar de vez."

O poeta russo Vladimir Maiakóvski, em seu belo poema intitulado:
“Despertar é Preciso”, escreve:

“Na primeira noite eles aproximam-se
e colhem uma flor do nosso jardim
e não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores, matam o nosso cão,
e não dizemos nada...

Até que um dia o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.

E porque não dissemos nada,
Já não podemos dizer nada.”
(Vladimir Maiakóvski)

“Despertar é Preciso” é o nome deste belo poema, que tanto nos diz sobre os sombrios tempos que nos coube viver. Tempos de cegueira moral e mediocridade. A cegueira moral que acomete a nossa sociedade provavelmente se reflete com mais intensidade na programação televisiva que invade praticamente a totalidade dos lares do nosso país.
Talvez seja hora de refletirmos com a devida seriedade sobre os desvalores que a televisão dissemina ininterruptamente, e os seus nocivos efeitos, principalmente sobre crianças, adolescentes e jovens.

E é claro que a doentia exploração comercial da sexualidade, aliada ao inconsequente incentivo ao consumo irresponsável de bebida alcoólica, não poderia ter um final feliz. Homem de palavra, Pedro Bial garantiu, e, depois de promover uma festa onde o consumo irresponsável de bebida foi incentivado a todo custo, concretizou o prometido. Horário nobre, em milhões de lares brasileiros.

Obrigado por mais essa, Bial!

Talvez o programa devesse se chamar “Topa tudo por dinheiro”.
(valendo tanto para os participantes, quanto para o apresentador)

Haverá um fim para a miséria moral que acomete a nossa sofrida humanidade?

É o cego apego aos lucros e ganhos financeiros, jogando pelo ralo a imagem de
todo um país. Jovens empurrados ao consumo irresponsável e desmedido de bebidas alcoólicas, e a banalização do sexo, sempre em nome dos bilionários lucros das emissoras de TV.

E o mais absurdo é que, após a eliminação do suposto estuprador do programa,
tudo prossegue como se nada tivesse acontecido. Os que incentivam e lucram com as bebedeiras e todos os crimes decorrentes saem, como sempre, impunes, felizes, mais ricos e sorridentes. O que alguns bilhões de reais na conta bancária não são capazes
de fazer?

Que autoridade ousaria contrariar os interesses dos poderosos da TV?

Será que algum dia haverão de parar com essa descarada manipulação das massas e impiedosa disseminação da burrice e mediocridade?

A nossa vergonhosa classe política, tão enlameada em desvios éticos e corrupção,
e a nossa lastimável classe televisiva, cega pelo lucro, e acometida por graves desvios morais. Brasileiros que nos envergonham.

Mais do que nunca, continuam vivas as palavras do poeta, Despertar é Preciso, Resistir é Preciso. Podem até ter arrasado as nossas roseiras, mas longe estão de conseguir enterrar os nossos sonhos.

Por amor à Vida, por amor às próximas gerações, é preciso seguir adiante. Acreditar em uma nova sociedade, trabalhar por um outro mundo possível. Recordar que, nesta árdua jornada rumo a um mundo melhor, contaremos com a constante companhia daqueles irmãos brasileiros que nos enchem de orgulho.
Darcy Ribeiro, Zilda Arns, Betinho e tantos e tantos outros brasileiros solidários e generosos, cujas realizações nos devem servir de inspiração e modelo. Alheios ao barulho da mediocridade, escreveram em silêncio belas histórias de bondade, amor e heroísmo.

O genial arquiteto Lucio Costa testemunhou sua imensa, atuante e
definitiva fé no Brasil com as seguintes palavras:

Brasil - “Um país precursor, acho que vai ser, dará o seu recado no tempo certo, porque não tem vocação para a mediocridade.”

Projeto “Compaixão e Cidadania” - Um espaço para refletirmos sobre temas essenciais.