CHEGUE NA PAZ

24 de dez. de 2011

O presépio e suas histórias

Desenhado, esculpido, modelado.
De barro, juta, cera, palha, madeira.
Não há limites para a representação do dia em que Jesus nasceu.

Tantas e extraordinárias versões só se comparam à fertilidade dos relatos que descrevem a chegada desse filho de Deus tornado homem.

Todo cristão guarda no coração a imagem do presépio, reproduzindo o nascimento do salvador. No estábulo, a Virgem Maria e são José acolhem Jesus sob a vista dos Reis Magos, de pastores e anjos, da vaca e do burro, enquanto no céu, sobre todos, brilha a estrela de Belém.

Essa cena tão querida, entretanto, tem lá seus mistérios. Sabe-se que boa parte dela não corresponde à realidade histórica e que diversas passagens e pormenores da natividade nasceram pela imaginação dos cristãos, em sua ânsia de desvendar e preencher as lacunas da trajetória de Jesus.

O único registro aceito pela história, da vida desse personagem está na Bíblia, mais precisamente no Novo Testamento, formado pelos quatro Evangelhos. Deles, apenas dois - de são Lucas e são Mateus - citam o nascimento do filho de Deus, mas sem se aprofundar muito.

No século XIII, São Francisco de Assis, teve um importante papel no processo de construção do primeiro presépio, em encenações que usavam modelos vivos. A ele se atribui, por exemplo, a presença da vaca e do burro no estábulo onde nasceu Cristo, devido ao seu grande amor pelos animais.

Extraído: Bons fluidos - nº 79 - Dez/2005
****************

Foi São Francisco de Assis que armou o primeiro presépio na noite de Natal de 1223. São Francisco quis celebrar o Natal da forma mais realista possível e, com a permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos. Nesse cenário foi celebrada a Missa de Natal. O costume espalhou-se por todo o mundo e a Igreja Católica considera um bom costume cristão e recomenda armar presépios no período do Natal nas igrejas, casas, praças e locais públicos.

Nas igrejas a manjedoura fica vazia até a noite de Natal, quando a imagem do Menino Jesus é colocada solenemente. Esse gesto salienta a espera do tempo do Advento, pois, enquanto o Natal não chega, Reis Magos, pastores, José, Maria, anjos, camelos, bois, etc., ficam aguardando pacientemente a vinda do Menino Deus.

Presépio é um termo derivado do latim, e significa estrebaria, que é o local onde os animais se refugiam. Ele é uma excelente forma de evangelização, pois seus personagens dizem muito sobre nossa fé:

Jesus nasceu na humildade de um estábulo e de uma família pobre; as primeiras testemunhas desse evento são simples pastores.

É nessa pobreza que se manifesta a glória do céu.