CHEGUE NA PAZ

11 de dez. de 2011

O porquinho Valente

Valente era o porquinho mais sapeca da pocilga de Dona Arminda. Gordinho, muito branco e manhoso, ele era estimado por todos os suínos e também pelos outros bichos que sempre o mimavam com palavras agradáveis.

Um dia uma vaca chamada Mimosa o chamou pra ter uma conversa:
- Valente, você é um porquinho muito charmoso e deve viver num ambiente limpo e agradável, ao invés de ficar neste lugar imundo em que está. Se você largar esta pocilga e se vestir com elegância, se freqüentar os salões de festas e a sociedade poderá conquistar as mais belas jovens e viver uma vida muito agradável e promissora.

Valente, que também era vaidoso, vestiu-se com elegância e passou a freqüentar as mais animadas festas.

Na noite ele conheceu o álcool e as drogas que embalam a juventude.

Viu os homens caídos na sarjeta depois de seus excessos, no chão, inconscientes.

Conheceu políticos que roubavam os patrimônios públicos e levavam o país à ruína.

Encontrou crianças famintas e sujas no sinal de transito pedindo esmolas e se oferecendo ao mercado da prostituição.

Viu cidades divididas, onde uns poucos viviam com abundância, enquanto muitos outros morriam de fome.

Cansado e decepcionado, voltou para a sua pocilga, onde encontrou os seus companheiros que fizeram festa pela sua volta.

Só a vaca estava inconformada:
- Mas, Valente, você estava tão bem e agora voltou para este lugar imundo?

Ele respondeu:
- Quando saí daqui, eu esperava encontrar uma realidade bem diferente, mas vi tanta sujeira e podridão que volto convencido de que o lugar onde moro é bem mais limpo, se comparado à sociedade, onde as pessoas são corrompidas em seus valores e onde a dignidade é exposta ao extermínio. O pior lixo é o que emporcalha por dentro e para este limpeza com água e sabão não resolve. O sujo das ruas, como a lama dos porcos, atinge apenas o exterior e pode ser limpo a qualquer hora, mas a sujeira da alma permanece e contamina toda a sociedade.

Será que suas ações estão contribuindo para uma sociedade justa? Faça caro leitor, hoje, uma reflexão das suas ações e atitudes.

Pense nisso: as coisas só mudam quando mudamos a nós mesmos.