CHEGUE NA PAZ

28 de dez. de 2011

As mãos de Albrecht Dürer

Dürer
Nacionalidade: Alemã Nuremberg (1471/1528)
Estilo: Pintura Flamenga .

No século XV, numa pequena aldeia perto de Nuremberga, vivia a família Durer com vários filhos. Para ter pão na mesa para todos, o pai trabalhava cerca de 18 horas diárias nas minas de carvão, e em qualquer outra coisa que se apresentasse.

Dois dos seus filhos tinham um sonho: Serem pintores.

Mas sabiam que o pai jamais poderia mandar algum deles para a Academia de Pintura. Depois de muitas noites de conversas e troca de ideias, os dois irmãos chegaram a um acordo. Atirariam uma moeda ao ar e o que perdesse trabalharia nas minas para pagar os estudos ao que ganhasse. Quando terminasse o curso, o vencedor pagaria os estudos ao outro com a venda de suas obras. Assim, os dois irmãos poderiam ser artistas.

Lançaram a moeda ao ar num domingo ao sair da Igreja. Quis a sorte que fosse Albrecht a ganhar e assim foi estudar pintura em Nuremberga.

O outro irmão, Albert, começou o perigoso trabalho nas minas, onde permaneceu nos quatro anos seguintes para pagar os estudos de Albrecht, que desde a primeira hora fez sensação na Academia.

As gravuras de Albrecht, os seus entalhados e os seus óleos chegaram a ser muito melhores que os de muitos dos seus professores. Quando se formou, já ganhava consideráveis somas com a venda das suas obras.

Quando o jovem artista regressou à sua aldeia, a família Dürer reuniu-se para uma ceia festiva em sua homenagem. Ao finalizar a memorável festa, Albrecht levantou-se e propôs um brinde ao seu irmão Albert que tanto se havia sacrificado, trabalhando nas minas para que o seu sonho de estudar se tornasse realidade. E disse: "Agora, meu irmão, chegou a tua vez. Agora podes ir para Nuremberga e realizar os teus sonhos, que eu me encarregarei de todos os teus gastos".

Todos os olhos se voltaram, cheios de expectativa, para Albert. Este, com o rosto lavado em lágrimas, levantou-se e disse suavemente:
"Não irmão, não posso ir para Nuremberga. É muito tarde para mim. Estes quatro anos de trabalho nas minas destruíram-me as mãos. Cada osso dos meus dedos já partiu pelo menos uma vez, e a artrite da minha mão direita tem avançado tanto que até tenho dificuldade em levantar o copo para o teu brinde. Não poderia trabalhar com delicadas linhas, com o compasso ou com o pergaminho e não poderia manejar a pena nem o pincel. Não irmão, para mim já é tarde. Mas estou feliz por as minhas mãos disformes terem servido, para que as tuas, agora, tenham cumprido o seu sonho".


Mais de 450 anos decorreram desde esse dia. Hoje as gravuras, óleos, aquarelas, entalhes e demais obras de Albrecht Dürer podem ser vistos em muitos museus de todo o mundo.

Mas seguramente vocês, como a maioria das pessoas, só se recordam de uma obra. Talvez alguns tenham até uma reprodução em casa.

Para render homenagem ao sacrifício de seu irmão, Albrecht Dürer desenhou as mãos maltratadas de seu irmão, com as palmas unidas e os dedos apontando ao céu. Chamou a esta poderosa obra simplesmente "Mãos", mas o mundo inteiro abriu de imediato o coração à sua obra de arte e alterou o nome da obra para: "Mãos que oram".

Na próxima vez em que vires uma cópia desta obra, olha-a bem.

E, oxalá te sirva, para que, quando te sentires demasiado orgulhoso do que fazes, e muito seguro de ti mesmo, recordes que na vida:
NINGUÉM NUNCA TRIUNFA SOZINHO!!!