CHEGUE NA PAZ

15 de out. de 2011

Quem gosta da tristeza?

O homem do campo tem muitas maneiras de chamar o gado. Certamente você já ouviu alguém fazer o aboio. O animal conhece perfeitamente a voz do dono. É só chamar desse jeito e ele vem.

O demônio também tem seu aboio. Quem nos recorda é o grande escritor Guimarães Rosa, quando afirma que "a tristeza é aboio do demônio".

Por exclusão, concluímos que a alegria é a voz distintiva de Deus. Através dela é que ele chama. E Guimarães Rosa de fato tem razão.

Quando você está triste, psicologicamente o terreno já está preparado para a tentação. Você tem menos força para vencer. A tristeza o arrasta ao desânimo e este, ao pecado. É daí que nascem tantas vezes os vícios solitários, sob as mais diversas formas de auto-satisfação e procura-de-si, num egoísmo acentuadamente alienatório e fatal.

Você talvez nem gostou que eu tenha falado em "demônio".

Contudo, o poder do mal existe. Pode dar-lhe o nome que quiser. Não importa a denominação que lhe damos, importa a realidade como tal.

Ou você estaria tão por fora da história dos homens que não tivesse reparado ainda que há duas forças antagônicas, lutando pela posse do mundo?...

Olhe um pouco ao seu redor. O que você está vendo?

Não há gestos de paz e gritos de ódio, subsistindo lado a lado?

Não há o egoísmo querendo subjugar o amor?

O mais forte querendo vencer o fraco?

As trevas sobrepor-se à luz?

A malícia ridicularizar a inocência?

A exploração tentando abafar a voz da justiça?

É o espírito do bem e o espírito do mal rivalizando-se em forças. É Deus e a graça. O demônio e o pecado. Quer queiram quer não: essa é a verdade. Séculos e séculos de história provam isso.

Não esqueça, amigo(a), que há "alguém" que se alegra com sua tristeza proposital. "Ele" está vendo nisso uma ótima oportunidade para desviar você dos caminhos de Deus.

Tome cuidado! Tristeza é aboio do demônio!

E não é nada recomendável ser amigo dela...