CHEGUE NA PAZ

12 de out. de 2011

Olhar sem alegria é deserto sem fonte

O olhar é o espelho da alma. Ele reflete o que vai dentro. Aliás, foi exatamente isso que o Cristo falou quando disse:

"O olho é a luz do corpo.
Se teu olho é são,
todo o teu corpo será iluminado.
Se teu olho estiver sem luz,
todo o teu corpo estará nas trevas."
(Mt 6,22-23)


ROSTO SEM OLHAR DE ALEGRIA É COMO DESERTO SEM FONTE. Não há vida. Não há atrativo. Apenas solidão e silêncio. Mas, silêncio também fala. Se olhar de tristeza fala muito, olhar de alegria fala mais.

"Um rosto alegre é sinal de um coração feliz." (Eclo 13,32).

Isso é Deus quem manda dizer. Ele entende mais que os outros de psicologia. Ele inventou o sorriso para estar iluminando o rosto dos homens. Assim a convivência com os mesmos seria menos difícil e muito mais agradável.

O que eu nunca devo esquecer é que MEU ROSTO PERTENCE AO IRMÃO.

Ele tem o direito de receber o meu sorriso, mesmo que meu coração esteja em pranto.

Mas, é tão difícil esconder! É tão difícil disfarçar a angústia que corrói por dentro. É tão fácil transparecer o meu problema! E, às vezes, é preciso ocultar. Pode ser que meu irmão esteja precisando muito de um sorriso, porque também está sofrendo. E se meu encontro lhe negasse esta alegria?... Sua tristeza talvez iria aumentar. Seria pena se acontecesse.

Ah! Um deserto que em lugar algum esconde uma fonte é terrivelmente triste! Terrivelmente monótono! Não oferece esperança alguma. Não traz incentivo algum para o peregrino. Caminhar, sabendo que não haverá oásis na jornada, é duro!

Assim é na vida. Um olhar de alegria nos atrai. Nos chama. Nos convida. CONVIDA PARA SORRIR TAMBÉM.

Continuamente estou dizendo aos outros, pelo meu olhar, os mistérios que se abrigam em meu coração. O olhar me trai. Ele revela. Poucas vezes consegue esconder.

Daí, a grande responsabilidade que constantemente carrego.

O QUE SERÁ QUE O MEU OLHAR ESTÁ DIZENDO AOS OUTROS?...