CHEGUE NA PAZ

25 de out. de 2011

Não posso dizer "Pai Nosso..."

Não posso dizer "Pai Nosso"
Se não vejo em todos homens irmãos meus.

Não posso dizer "Que estáis nos céus"
Se o que me preocupa são só os bens da Terra.

Não posso dizer "Santificado seja o Vosso nome"
Se a minha vida cristã é falsa.

Não posso dizer "Venha a nós o Vosso reino"
Se não deixo o amor de Deus crescer em mim.

Não posso dizer "Seja feita a Vossa vontade"
Se o que me importo é só o que eu quero.

Não posso dizer "O pão nosso de cada dia nos dai hoje"
Se não sou capaz de repartir o pão com os necessitados.

Não posso dizer "Perdoai as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"
Se minha vida é permanente ofensa à justiça e à caridade.

Não posso dizer "E não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal"
Se fecho os olhos e fujo de minhas responsabilidades
Na construção de um mundo melhor.

Não posso dizer "Amém", porque minto, se não aceito tudo isto.
---------------

* "Sua religião é aquilo que você faz quando o sermão acaba."