CHEGUE NA PAZ

14 de ago. de 2011

Educação dos nossos Filhos


Desejo a todos os PAIS, de todo o MUNDO, um dia de paz, reunidos ou em contato com seus filhos. Ou se não for possível, que se sintonizem com seus filhos(pais) em oração, principalmente se já estiverem em outra dimensão. A oração é "recebida" como bênção e com alegria por se descobrirem amados. A vida não acaba aqui...

EDUCAR FILHOS, UM ATO DE AMOR.

Meus filhos, minha vida!
Dizer não é um ato de amor.
Para que seus filhos se sintam amados eles devem ser respeitados, e isto não inclui “permissividade”; só dizendo “sim”. O "não" é importante.

Pais educam com diálogo.
Mostrem a seus filhos que vocês os amam não pelo que fazem ou têm, e sim pelo simples e magnífico fato de existirem.

Participando da vida escolar do filho.
Peçam a seus filhos que lhes contem o que aprenderam na escola e saibam ouvi-los, pois desta forma, mesmo que precisem estar ausentes estarão participando da vida deles de forma afetiva.

Somos exemplos e espelho para os nossos filhos desde cedo!

A criança trata os outros da maneira como são tratados, vale muito mais que surras ou mil palavras.

Deixem seus filhos tentarem, pois cada um tem seu ritmo para aprendizagem e descobertas. Afinal, é errando que se aprende.

Não julguem por suas atitudes, simplesmente para rotulá-las, mostrem-lhes que estão errados, mas que podem corrigir seus erros fazendo o correto da próxima vez.

O "sim" só tem valor para quem conhece o não.

O "não" é importante para saber o que pode ser ou não pode ser.

Dizer "não" é além de um gesto de amor é um ato de educar com autonomia e autenticidade.

Enfim, educar é um gesto de muito amor, mas contextualizado no que é ético e justo, sendo assim não devemos nos sentir culpados em dizer não, pois a vida não nos proporciona só o que queremos e o não será a palavra que irás nos acompanhar lado a lado ao sim.

"Todo mundo pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Por: Lusiane Carvalho
Psicopedagoga
http://www.slideshare.net