CHEGUE NA PAZ

27 de ago. de 2011

A alimentação na MENOPAUSA

Nesse período é preciso preservar a massa muscular e reduzir o acúmulo de gordura corporal para prevenir a osteoporose, fortificar o sistema imunológico etc.

Uma alimentação balanceada é o alicerce para uma boa saúde. As fases de pré-menopausa, menopausa e pós-menopausa precisam de muito equilíbrio nutricional para que os possíveis danos orgânicos sejam minimizados e até excluídos.

Por isso, lembre-se: todo o "querer" está em você, em sua mente.

As regras básicas são:

1 - Beber muita água - De 8 a 10 copos de água e sucos por dia. Isso ajuda a regular a temperatura do corpo pela transpiração, leva embora toxinas pela urina e transporta nutrientes e outras substâncias pelo corpo inteiro.

2 - Evitar alimentos com cafeína (café, chá mate, chá preto etc), refrigerantes e bebidas alcoólicas destiladas (cachaça, uísque etc) ou fermentadas (cerveja). Estas bebidas atuam como diuréticos e aumentam a perda de líquidos e nutrientes pela urina.

3 - Reduzir os alimentos gordurosos de origem animal e aumentar o consumo de azeite de oliva extra-virgem - rico em gorduras monoinsaturadas diretamente associadas à redução do risco de desenvolvimento de doenças degenerativas. Apesar de caro, o azeite de oliva deve ser considerado um investimento para a saúde.

4 - Dica rica em cálcio - Aumente o consumo dos alimentos que são fontes de cálcio como: leite, iogurte desnatado, queijos brancos e magros, soja e derivados, peixes, legumes, brócolis, couve, repolho etc. O cálcio é fundamental para fortalecer os ossos, dentes e unhas. Só uma coisinha: não coma, na mesma refeição, alimentos ricos em cálcio com alimentos abundantes em ferro (carnes, por exemplo), pois o cálcio prejudica a absorção do ferro e pode acabar sobrando uma anemia para você!

5 - Procure incluir sementes de linhaça em sua alimentação diária, pois contém ligninas, um tipo de fitoestrógeno utilizado como alternativa na Terapia de Reposição Hormonal. O mesmo vale para os alimentos que são fontes de isoflavonas como: feijões, ervilhas, lentilhas, grãos de bico e soja.

6 - Diminuir o consumo de sal, pois, se consumido em excesso, o sódio de sua composição pode levar à hipertensão arterial.

7 - Diminuir o consumo de açúcar refinado e das preparações que o contenham. Atenção: o excesso de açúcar transforma-se em energia de reserva e aumenta nossa qualidade de gordura.Fonte: AGENDA FANIQUITA - LUZ&AÇÃO