CHEGUE NA PAZ

7 de jul. de 2011

Namastê para vocês!!!

A palavra NAMASTÊ é o cumprimento em sânscrito que literalmente significa "Curvo-me perante a ti". É a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. Expressa um grande sentimento de respeito. Invoca a percepção de que todos nós compartilhamos da mesma essência, da mesma energia, do mesmo Universo.

NAMASTÊ possui uma força pacificadora muito intensa. Em síntese é "Saúdo a você de coração!" e deve ser retribuído com o mesmo cumprimento.

Conhecido pelos budistas como Anjali Mudra, consiste no simples ato de pressionar as palmas das mãos ante o coração e os dedos apontando para cima, no centro do peito. Inclina-se levemente a cabeça sem ser acompanhado de palavras.

Frequentemente fecha-se os olhos, para então curvar-se a coluna, em sinal de respeito a divindade que preenche todos os espaços do universo. A coluna retorna à posição ereta mais lentamente do que quando abaixou, também simbolizando respeito à outra pessoa.

Os cinco dedos da mão esquerda representam os cinco sentidos do coração, enquanto os dedos da mão direita representam os cinco órgãos da razão. Significa então que mente e coração devem estar em harmonia, para nosso pensar e agir estejam de acordo com a Verdade.

Também é um reconhecimento da dualidade que existe no mundo, simbolizando a união das polaridades, esquerda e direita, bem e mal e sugere um esforço de nossa parte para manter essas duas forças unidas em equilíbrio.

Dez dedos unidos no NAMASTÊ: O número dez é símbolo da perfeição, da unidade, do equilíbrio perfeito.

Toda criatura é um reflexo dos Dez Atributos Divinos: Apego, Bondade, Conhecimento, Entendimento, Esplendor, Harmonia, Perseverança, Realeza, Sabedoria e Severidade.

NAMASTÊ traz o sagrado para dentro de cada ser humano, afirmando que Deus não está no céu, num templo ou mesmo na natureza. Deus está em tudo, em cada um de nós e qualquer dissociação da imagem do divino da nossa, é inútil.

NAMASTÊ PARA VOCÊS!!!

Namastê é um cumprimento originário da Índia. Numa tradução do sânscrito bem ao pé da letra, nama significa “reverenciar” e “te”, você. Entretanto, seu verdadeiro significado é muito mais profundo, escondido na simplicidade de apenas duas sílabas. A “tradução” mais frequente seria “O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você“. O gesto não apenas virou um cumprimento tipicamente budista mas também resume claramente a filosofia criada pelo Buda histórico.

Namasté ou Namaskar é um cumprimento ou uma saudação falada bastante comum no Sul da Ásia. Namaskar é considerado uma forma ligeiramente mais formal do que Namaste mas ambas as expressões expressam um grande sentimento de respeito.

Utiliza-se na India e no Nepal por Hindus, Sikhs, Jainistas e Budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita. Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede. No yoga, namaste é algo que se dirá ao instrutor e que, nessa situação, significa “sou o seu humilde criado”.

É um cumprimento completamente diferente de um “Olá, adeus, Deus te abençoe“. Namastê traz o sagrado para dentro de cada ser humano, e como a filosofia budista afirma, Deus não está no céu, num templo ou mesmo na natureza. Deus está em tudo, em cada um de nós e qualquer dissociação da imagem do divino da nossa é inútil. Ao fazer namastê, afirma-se que todos somos filhos e partes do sagrado, indissociáveis e iguais.

No Namastê, as mãos se encontram na altura do coração, simbolizando a união das polaridades, esquerda e direita, bem e mal. É mais uma lembrança da nossa unidade com Deus e o Universo.