CHEGUE NA PAZ

28 de jul. de 2011

A árvore generosa

Era uma vez uma árvore. Que amava o Menino. Todos os dias o Menino vinha, juntava sua folhas e com elas fazia coroa de Rei. Com elas brincava de Rei da floresta. Brincava à sua sombra, comia seus frutos... e quando já bem cansado, o Menino repousava encostado no forte tronco da árvore.

O Menino amava a árvore, profundamente. E a árvore era feliz. Mas o tempo passou... O menino cresceu... e a árvore muitas vezes ficava sozinha.

Um dia o Menino veio e a árvore disse:
- Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos, comer as minhas maçãs, repousar à minha sombra e ser feliz.

O Menino respondeu:
- Estou grande demais para brincar... Eu quero comprar muitas coisas, eu quero me divertir e preciso de dinheiro. Você tem algum dinheiro que possa me dar?

Disse a árvore:
- Sinto muito! Eu não tenho dinheiro. Tenho apenas minhas folhas e tenho muitas maçãs. Leve as maçãs, Menino. Vá vendê-las na cidade. Então terá dinheiro e serás feliz.

E assim o Menino colheu as maçãs e levou-as embora. E a árvore ficou feliz. Mas o menino sumiu por muito tempo...

Um dia, o Menino veio e a árvore estremeceu tamanha a sua alegria, e disse:
- Venha Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos e ser feliz!
- Estou muito ocupado para subir em árvores. Eu quero uma casa para e abrigar; eu quero uma esposa, eu quero ter filhos, pra isso é preciso que eu tenha uma casa. Você tem uma casa para me dar?

A árvore disse:
- Eu não tenho casa. A casa em que moro é esta floresta. Mas corte meus galhos e faça sua casa e seja feliz.

O Menino depressa cortou os galhos e levou-os embora para fazer uma casa. E a árvore ficou feliz. O Menino ficou longe por um longo, longo tempo, e no dia que voltou a árvore ficou alegre, de uma alegria tamanha que mal podia falar.
- Venha, venha meu Menino. Venha brincar!

Sussurrou o menino:
- Estou velho pra brincar. Eu estou muito triste... eu quero um barco ligeiro que me leve para bem longe. Você tem algum barquinho pra me oferecer?
- Corte meu tronco e faça seu barco! Viagem para longe e seja feliz!

O menino cortou o tronco, fez um barco e viajou. E a árvore ficou feliz... mas com muita saudade... Muito tempo depois, o Menino voltou.
- Desculpe Menino... eu não tenho mais nada pra lhe oferecer. As maçãs já se foram!
- “Meus dentes são fracos demais para maçãs”, disse o menino.
- Já se foram os galhos para você balançar e a sombra para brincar.
- “Já não tenho idade para me balançar nem para brincar”, disse ele.
- Não tenho mais tronco para subir.
- “Estou muito cansado e já não sei subir...”
- Eu bem que gostaria de ter qualquer coisa pra lhe oferecer (suspirou a árvore)... Mais nada me resta. Eu sou apenas um toco sem graça... Desculpe!
- “Já não quero muita coisa... só um lugar sossegado onde possa me sentar, pois estou muito cansado”, disse ele.
- Pois bem... (respondeu a árvore, enchendo-se de alegria) eu sou apenas um toco... mas um toco é útil para sentar e descansar... Venha menino, depressa, sente-se e descanse. Foi o que o Menino fez. E a árvore ficou feliz...

Do original de Shel Silvertein - Adaptado por Fernando Sabino