CHEGUE NA PAZ

10 de dez. de 2010

Trechos do livro: Encontre seu santuário

Eu indico:"O ponto de partida para entrarmos no santuário sagrado está na qualidade da nossa maneira de tratar os outros no dia a dia. Você não pode maltratar as pessoas em um momento e encontrar o santuário no próximo."

"O modo como você conduz sua vida diária é a chave para encontrar seu próprio santuário."

"A decência comum da vida humana é parte crucial para a busca espiritual."

"Não satisfazer a cólera; não aguardar o tempo para vingança. Não guardar falsidade no coração. Não conceder paz simulada. Não negligenciar a caridade. Não jurar para não cometer perjuro. Dizer a verdade de coração e boca."

"Antes que possamos dar um passo em direção ao santuário, devemos encontrar a porta. E essa porta é a virtude, alcançada através do exame de consciência. Virtude é o reconhecimento do sagrado na vida diária. À medida que abrimos a porta da virtude para nossa vida pessoal e profissional, abriremos o caminho para o santuário da paz em nós mesmos e no próximo."

"O que arruína com tudo, é a suposição de que a leitura das Escrituras é apenas para monges, doutrinadores, enquanto precisamos mais dela do que eles. Aqueles que são colocados no mundo e são feridos diariamente têm mais necessidade de remédio."

"A autenticidade de seus momentos de silêncio será testada na vida diária: na sua paciência, sensibilidade com o próximo e disposição de viver com integridade. Com perseverança na oração, o que você escutar no silêncio poderá finalmente ser ouvido no meio do barulho. Você vai encontrar o seu santuário não só nos momentos de silêncio, mas na vida diária. A vida espiritual é uma resposta à voz de Deus."

PASSOS PARA ENCONTRAR SEU SANTUÁRIO:

1) Silêncio * "Observarei os meus caminhos para não pecar pela língua; pus guarda em minha boca; emudeci, humilhei-me e silenciei até as coisas boas."

2) Contemplação * "E saibamos que não é pela multiplicidade de palavras que seremos atendidos e sim pela pureza de coração e pelas lágrimas de compunção. A prece, portanto, deve ser breve e pura."

3) Obediência * "Rivalizem em prestar mútua obediência. Que ninguém procure o que lhe pareça vantajoso para si, mas sim o que for útil para os outros. Satisfaçam com casto amor a dívida da caridade fraterna."

4) Humildade *

"Esta descida e subida significam, sem dúvida, para nós, que pela exaltação se desce e pela humildade se sobe."


5) Comunidade * "Exerçam, portanto, os monges esse zelo com amor ferventíssimo, isto é, antecipem-se uns aos outros em honra. Suportem com a máxima paciência as suas enfermidades, quer corporal quer espirituais."

6) Espiritualidade * "Experimentai os espíritos a fim de saber se são de Deus."

7) Esperança * "Porque, à medida que se progride na vida monástica e na fé, o coração se dilata e corre-se no caminho dos preceitos de Deus com uma suavidade de amor enexprimível."