CHEGUE NA PAZ

14 de nov. de 2010

Equilíbrio emocional

Você é, age, pensa e sente de uma determinada forma, e para saber a razão disso, precisa se conhecer, saber que tipo de influência exerce e como é influenciado, não só pela sua própria energia, como pela dos outros e de tudo que se encontra à sua volta. Para mantermos este nível energético equilibrado, é necessário que, em primeiro lugar, procuremos nos conhecer e nos avaliar, através de uma auto-análise, com ou sem ajuda profissional, de forma a conseguir uma integração psico-espiritual plena. Sentimentos negativos exacerbados como o medo e a culpa, bloqueiam totalmente essa energia, acarretando um desequilíbrio e trazendo, como maiores conseqüências, a insegurança e a fragilidade. Conhecer suas falhas e aprender como lidar com elas, evita a ruptura do equilíbrio e ajuda a manter consigo a harmonia desejada.
Quem tem equilíbrio emocional está mais predisposto a estabelecer relacionamentos duradouros e saudáveis. Neste aspecto é imprescindível a manutenção do equilíbrio entre o racional e o emocional através da força pedagógica de ensinar e aprender com os erros e acertos.
Nós, seres humanos, somos compostos de planos físico, mental, emocional e espiritual. Há todo um conjunto invisível em você que trabalha para apresentar o que você é. Como funciona? Os seus pensamentos geram as emoções que você está vivendo como, alegria, dor e raiva.
As emoções são responsáveis diretas pelas ações que você pratica em cada situação. E das ações obtêm-se os resultados. Se você deseja mudar os resultados em sua vida, você precisa mexer no seu nível invisível, seu mundo interior, pois é nele que tudo se forma. Procure desde já observar seus pensamentos. Alimente aqueles que tornam você mais forte e despreze os pensamentos negativos.
Assim você começa a mexer nos seus resultados, em busca do equilíbrio emocional. Contudo, saiba que isso nem sempre é fácil de ser feito.
A ruptura do equilíbrio, geralmente ocorre em áreas, particularmente significativas na vida das pessoas que são: profissional e relacionamentos. No plano físico, cuide bem do seu corpo. Alimentação, sono e exercícios são fundamentais para uma vida melhor.
Lembre-se de que seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para os outros gostarem também. No plano espiritual, leia livros de doutrinas e textos de inspiração e meditação. Forme novos princípios e valores que possam criar ações para guiar a sua vida. Converse com Deus, especialmente para agradecer. Ore antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração e meditação são fontes de inspiração. No plano emocional, avalie seus relacionamentos; se a relação precisa de reparos e com que intensidade isso influencia no seu desempenho profissional e na sua vida. Acredite sempre no amor.
Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro relacionamento. Amor não é um jogo cooperativo. Se vocês estão juntos é para jogar no mesmo time. Se não estão, diga adeus a quem não te merece.
Alimentar relacionamentos que só trazem sofrimento é masoquismo e isso vai atrapalhar sua vida. A verdade é que a sua vida provavelmente nunca estará no “equilíbrio completo”. A chave não é a busca de um ponto místico de equilíbrio, mas sim a caminhada para chegar lá. No que você se transforma durante a jornada é o que realmente importa. E a diferença está em começar a caminhada. Certamente, essa será uma maratona que vai durar a vida inteira e, talvez, você nunca cruze a linha de chegada. Mas a transformação na sua vida, corpo e mente, certamente valerão a pena.
O fato de criar um estado de crescimento contínuo, avaliando e corrigindo seu curso de ação, também não é o essencial. O ponto importante é que, ao iniciar a jornada e fazer esse esforço, você dará passos largos na direção de uma vida mais feliz, mais saudável e mais produtiva.

Do livro: Algodão entre cristais – pág 21 - Legrand