CHEGUE NA PAZ

19 de jun. de 2010

Do livro: Saber cuidar - Leonardo Boff (cont)


"Cicatrizar-se emocionalmente é prestar atenção a tudo que você verdadeiramente sente. Suas emoções lhe dizem o que precisa ser cicatrizado. Culpar o parceiro apenas lhe tira o foco para reconhecer suas próprias fontes internas de dor. A cicatrização também pode acontecer em total silêncio. Nós nos curamos das mágoas quando paramos de lutar contra os sentimentos e nos permitimos finalmente apenas sentí-los. Amor é um ingrediente sagrado em qualquer cicatrização. Certamente o amor por si mesmo vem primeiro"

"O amor é sempre uma abertura ao outro e uma convivência e comunhão com o outro. A competição é anti-social, hoje e outrora, porque implica a negação do outro, a recusa da partilha e do amor."

"A ternura é o cuidado sem obsessão. A ternura se irrompe, quando o sujeito se descentra de si mesmo, sai na direção do outro,sente o outro como outro, participa de sua existência, deixa-se tocar pela sua história de vida. O outro marca o sujeito. Este demora-se no outro não pelas sensações que lhe produz, mas por amor, pelo apreço de sua diferença e pela valorização de sua vida e luta. A relação de ternura não envolve angústia porque é livre de busca de vantagens e de dominação. O enternecimento é a força própria do coração, é o desejo profundo de compartilhar caminhos. A angústia do outro é minha angústia, seu sucesso é meu sucesso."