CHEGUE NA PAZ

27 de mai. de 2010

Carta de um sábio













CARTA DE UM SÁBIO ANCIÃO
===Edmen===

Saber viver pode ser uma arte. Conhecer a arte do bem viver e saber aplicar no cotidiano é maestria. Conheci um ancião sábio, ele assim não se considerava, mas eu e outras pessoas assim o tínhamos em nosso conceito. Certo dia a algum tempo atrás, eu era bem jovem, mas já conhecia parte da vida apesar da jovialidade... Eu morava em uma cidade relativamente distante da cidade desse sábio ancião, quando o carteiro me entregou um envelope de carta, desses envelopes comuns com bordas verde e amarela. Virei o envelope para constatar o remetente, mas só havia no lugar do nome e do endereço três interrogações. A caligrafia não me era desconhecida. Eu já imaginava de quem seria aquela carta. Fui para meu quarto e a abri. O escrito começava assim: A vida meu querido jovem é um condimento da felicidade, se souberes a medida certa para cada ato do teu viver, terás o sabor da alegria. Aprende a usar a dose certa do tempero dos teus pensamentos e obterás a dose exata do sal do espírito, e este soprará em teu coração o alento da felicidade. Mede teus atos pelas tuas palavras e a cada passo que deres que seja firme e na medida do anterior, pois assim fazendo estarás evitando tropeços em teus próprios pés e evitarás as quedas que podem ser dolorosas. A felicidade está ao alcance de todos; Que não te engane a riqueza. Ter o suficiente é necessário; Zela da saúde que é o bem maior do teu corpo e da tua mente, é nele que reside tuas alegrias e tristezas. Dei-te a instrução do condimento do bem-viver, seja tu agora o cozinheiro a saber preparar o sabor. O mais importante do alquimista não é ter o segredo do ouro, mas saber transmutar a pedra bruta do pensamento no mais valioso brilhante. Ao terminar de ler os dizeres daquela carta, pensei comigo, e ele nunca se considerou um sábio. Estejas onde estiver meu venerável ancião, serás sempre meu adorável sábio, por que serás sempre meu pai.